Calendários Personalizados com Efeito Gradiente

Calendario Personalizado com Efeito Gradiente.

Ao criar calendários personalizados, poderá usar vários tipos de efeitos, tornar a foto a preto e branco, alterar tons de cores, inverter cores (nem sempre resulta, mas quando resulta é um bom efeito), fazer colagens, recortar partes da fotos, inserir novas fotos, inserir molduras, etc. Mas um efeito que quase sempre dá bons resultados quer seja em calendários ou fotos personalizadas é o efeito “gradiente”.

Repare na imagem acima. O fundo é azul mas é um azul mais escuro no canto superior direito do que no canto inferior esquerdo. A cor passa de forma gradual de escuro para mais claro. Isto é um exemplo de um efeito gradiente. Você poderá criar efeitos gradiente de qualquer cor, ou até misturar cores, criando uma foto que começa por ser vermelha num dos extremos mas que gradualmente se vai tornando verde. Ou azul. Ou amarela. Ok, alguns destes exemplos resultariam em fotos com aspecto horrível, mas felizmente são apenas exemplos…

O ponto a reter é que pode usar qualquer cor, e claro que nem todas as cores resultam bem com todas as imagens. No seu editor de imagens deverá ter pelo menos duas “camadas” ou imagens. Na camada do fundo cria o gradiente e na de cima cola as fotos que quer usar. O programa Paint Net é um dos editores gratuitos com possibilidade de aplicar efeitos de gradiente. Para o calendário pode usar fotos de pelicanos ou… dos filhos do vizinho a atirarem pedras ao carteiro. A escolha é sua.

Por vezes o mais simples é melhor, e veja como a imagem do calendário acima prova este ponto. E no caso de criar um calendário com os meses separados pode ser boa ideia usar o mesmo gradiente como fundo em todas as folhas, para um melhor resultado final. Outra coisa que pode fazer em vez de criar um calendário como o da foto acima, é aplicar o efeito gradiente em toda a extensão da folha, mesmo por baixo do calendário propriamente dito.

Neste caso, terá de criar um fundo suficiente grande para permitir depois inserir nele a foto que quer usar, mas também inserir a parte do calendário, e este não deverá ser transparente para não dificultar a leitura das datas, que afinal é uma parte importante do calendário. Quando muito poderá usar um certo nível de opacidade que não prejudique a leitura do calendário. Também pode ser boa ideia usar tons claros para facilitar a inserção de anotações a lápis ou caneta nas margens das folhas.

About CalendariosPersonalizados.org

Blog sobre Calendários 2011 para imprimir, calendários personalizados grátis, calendário 2011 Excel, etc.
This entry was posted in Calendários (geral) and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.